quinta-feira, 28 de março de 2013

Oficina de teatro - Flicts/2012

Adaptação da obra Flicts, de Ziraldo (em português e inglês)

INTRODUÇÃO
RODRIGO: Boa Noite!
SILVANA: Boa Noite!
SILVANA: É com muita satisfação e entusiasmo que lhes apresentaremos a história de FLICTS, do autor Ziraldo. Na verdade, trata-se de uma adaptação da obra em português e inglês feita por nós, Rodrigo, Silvana, e tendo, como coordenadora e orientadora, as professoras Geisa e Rosangela (Zane).
RODRIGO: Quem é Ziraldo?
SILVANA: Ziraldo é um homem inquieto e versátil. Esta talvez possa ser a primeira caracterização de Ziraldo. Ele também é considerado um artista, simultaneamente, preocupado com a crítica política, com a crônica dos costumes, do afeto e da sensibilidade infantil. O autor tem vários livros, dentre eles, seu maior sucesso é “O Menino Maluquinho”, mas nós iremos apresentar FLICTS.
SILVANA: Agradecemos a presença de todos!
RODRIGO: Pedimos a colaboração de todos!

Temática da peça teatral

FLICTS é uma obra que apresenta a ideia implícita sobre preconceito e do bullying.
Esses problemas são corriqueiros no chão da escola entre as crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Mas, o que é preconceito? Segundo o Dicionário escolar de língua portuguesa, “Opinião ou ideia formada antecipadamente e sem reflexão ou fundamento razoável por alguém ou alguma coisa”. E ainda: “Atitude genérica de rejeição de ideias, grupos, pessoas, com base em sexo, raça, nacionalidade ou naturalidade adotadas sem exame e imposta pelo meio, pela educação”. (Dicionário, p.1017, 2009) Ou, será que estamos enganados!? Isso não acontece no ambiente escolar!?
No entanto, infelizmente as pessoas costumam julgar umas as outras acarretando inúmeros problemas e discórdias no convívio social e que poderia ser diferente se houvesse mais respeito com o próximo.
Outro problema comum é o caso de Bullying, palavra de origem inglesa e sem tradução no Brasil. O termo em português é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Bullying é utilizado para qualificar comportamentos agressivos, como atos de violência (física ou não), as quais ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se sentem fragilizados frente às agressões sofridas. (Cartilha do conselho Nacional de Justiça - CNJ)

Agora, pense e reflita:
Será que FLICTS vencerá as humilhações, indiferenças e descobrirá seu próprio valor?

FLICTS

CENA I
Abrem-se as cortinas e acendem-se as luzes, gradativamente, focalizando os grupos de cores. (Ao fundo ouve-se um fundo musical.)
RODRIGO: Once upon a time among various colors, a very rare and very sad color FLICTS.
SILVANA: Era uma vez entre várias cores, uma cor muito rara e muito triste que se chamava FLICTS. (As cores estão brincando em grupo pelo palco. Entra Flicts caminhando entre as cores e tenta brincar com as outras cores mas não consegue, pois elas o rejeitam. Todas as cores saem, fica o vermelho brincando com um ursinho).
RODRIGO: FLICTS hasn’t had the enormous strength of the RED.
SILVANA: FLICTS não tinha a enorme força do VERMELHO. (Flicts se aproxima do vermelho e tenta brincar com ele, mas ele não permite. Vermelho sai e deixa Flicts sozinho no palco. Entra o Amarelo).
RODRIGO: FLICTS hasn’t had the immensity of light has the sun, the YELLOW.
SILVANA: FLICTS não tinha a imensidão da luz que tem o sol, o AMARELO. (Amarelo entra com um lampião na mão, iluminando e procurando algo. Encontra Flicts que se assusta e se afasta. O Amarelo o persegue até que Flicts cai. Sai Amarelo e Flicts fica caído no chão. Entra o Azul com uma pomba na mão).
RODRIGO: And he hadn’t the peace of the heaven that has the BLUE.
SILVANA: E ele não tinha a paz do AZUL que tem o céu. (O Azul giro ao redor de Flicts que se irrita. O Azul sai triste e Flicts fica inerte no centro do palco sob uma tênue luz).
RODRIGO: It was simply the fragile, ugly and distressed FLICTS.
SILVANA: Simplesmente era o frágil, feio e aflito FLICTS. (Apagam-se as luzes).

CENA II
[..]
Créditos

Inspirado na obra Flicts, de Ziraldo
Adaptação: Rodrigo Ramos Anunciação & Silvana Michele da Silva
Coordenação e professora regente: Profa. Geisa Maria Martins Mota
Coordenação e orientadora de ensaios: Profa. Rosângela Aparecida Bombarda Barradas
Colégio Estadual “Arthur de Azevedo” EFMPN. São João do Ivaí – PR

Observação: O escritor nos deu total liberdade cênica apenas para trabalho escolar.

 Turma7º "A" e "B" -2012








AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM

Eu,_____________________________________, RG:___________________, autorizo meu (minha) filho (a) ____________________________________________, RG: ______________, regularmente matriculado (a) no Colégio Estadual “Arthur de Azevedo”-EFMPN, a título gratuito, o uso de sua imagem para finalidades pedagógicas, divulgação de eventos, de trabalhos ou projetos que possam ser filmados, fotografados e/ou copiados total ou parcialmente pelo Estabelecimento de Ensino, que, por ventura venham a ser exibidas em páginas, sites ou propagadas relacionadas ao referido Colégio, sob a coordenação da Direção e/ou Equipe Pedagógica.

Ciente: Data: ____/______/_____

Nenhum comentário:

Postar um comentário